Macoppi
Assine 5

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 6
Safras

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Agrotendencias

notícias

12.08.2013 | TECNOLOGIA - por Assessoria

BASF lança cultivar de arroz Clearfield® em Santa Maria (RS)

Guri Inta CL apresenta ganhos de produtividade e qualidade. Sistema Clearfield completa 10 anos no Brasil com avanços

Uma nova variedade de arroz, adaptada ao clima do Rio Grande do Sul, deve melhorar a qualidade e a produtividade das lavouras gaúchas a partir da próxima safra. A cultivar Guri Inta  CL será lançada nesta segunda-feira (12), em Santa Maria (RS), durante o VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. “Essa variedade reforça o compromisso da Basf em controlar o arroz vermelho e permite melhores ganhos aos agricultores do estado”, afirma Eduardo Gobbo, gerente de Marketing Cultivos Cereais Sul da Basf. Com uma produção estimada em oito milhões de toneladas na safra 2012/13, o estado é o maior produtor de arroz do Brasil, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Além da tolerância aos herbicidas Only e Kifix para o manejo químico do arroz vermelho, a cultivar Guri Inta CL reduz o acamamento (planta deitada) e proporciona estabilidade de produção. A cultivar também se mostrou eficiente em testes de cocção (cozimento) promovidos por indústrias de beneficiamento de arroz do estado. Os estudos para a implantação da variedade iniciaram há quatro safras, baseados nos pilares do Sistema de Produção Clearfield: sementes certificadas, uso dos herbicidas Only e Kifix e o Programa de Sustentabilidade do Sistema. “Preservamos a tecnologia com essa proposta de manejo e viabilizamos a produção nas melhores áreas“, esclarece Gobbo.

Com um histórico de invasão por arroz vermelho, as lavouras do Rio Grande do Sul apresentavam constante queda de produtividade. Em dez anos de atuação, o Sistema promoveu uma recuperação gradual dos rendimentos. Atualmente, a produtividade atinge o índice de sete toneladas e meia por hectare, de acordo com a Conab.

Para melhor utilizar a tecnologia, o produtor deve ter alguns cuidados, como irrigar no estágio recomendado e limpar o maquinário. A Basf também reforça que o orizicultor deve fazer rotação de culturas a cada duas safras para eliminar as plantas que tenham adquirido tolerância ao herbicida. Cerca de 60% da área de arroz irrigado do Rio Grande do Sul é cultivada com o Sistema de Produção Clearfield.

 

O VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado ocorre entre os dias 12 e 15 de agosto, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria (RS). Com o tema “Avaliando cenários para a produção sustentável de arroz“, o evento espera reunir pesquisadores, especialistas do setor orizícola e estudantes em discussões técnicas sobre o manejo de arroz irrigado. O evento é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai).



Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar

últimos artigos

09.11.2014 | Biotecnologia
Arroz dourado
16.10.2014 | Insumos
O futuro da aplicação aérea
19.09.2014 | AGRONEGÓCIO
Agrodependência: uma realidade que exige uma nova consciência
ver todos
Todos os direitos reservados - Copyright 2014 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio